Escola da Rede Pitágoras

terça-feira, 28 de agosto de 2012

JOGOS PARALÍMPICOS


Entenda como funcionam os Jogos Paralímpicos, que exercem grande papel na inclusão.

Os Jogos de Londres 2012 já começaram, mas, ao fim deste mês, irão muito além das tradicionais provas presentes no quadro de modalidades. Logo após as Olimpíadas, terão início os 14ºs Jogos Paralímpicos, que serão realizados entre 29 de Agosto de 2012 e 9 de Setembro de 2012 e contarão com 150 países. A competição paralímpica representa um marco na inclusão de deficientes e hoje conta com grande apoio de patrocinadores e transmissão para diversas nações.

A história da Paralímpíada (que até poucos anos era conhecida como Paraolimpíada) começa com uma sucessão de fatos, em 1945. Com o término da Segunda Guerra Mundial, o neurocirurgião austríaco Ludwig Guttmann iniciou um trabalho de reabilitação médica e social dos veteranos de guerra, através de práticas esportivas.

A primeira competição para atletas com deficiência aconteceu em Stoke Mandeville, no dia 29 de julho de 1948 e, quatro anos depois, atletas holandeses também passaram a competir nas disputas. Ainda em 1952, foi fundada a Federação Internacional Stoke Mandeville de Esporte em Cadeira de Rodas (ISMWSF), quando o esporte se organizou por área de deficiência. Assim, surgiu o movimento internacional de grande importância, hoje conhecido como Movimento Paralímpico. Em 1960, foi realizada a 1ª edição dos Jogos Paralímpicos, em Roma, apenas com atletas cadeirantes.

Quadro de esportes
Vinte e oito modalidades compõem o programa dos Jogos Paralímpicos, sendo que vinte e cinco já foram disputadas, duas irão estrear na edição de 2016 e uma não tem previsão para a inclusão. Além de modalidades adaptadas, como atletismo, natação, basquetebol, tênis de mesa, esqui alpino e curling, há esportes disputados exclusivamente por deficientes, como bocha, goalball e futebol de cinco.

Olímpico e paralímpico
Ao longo da história, diversos atletas com deficiência física participaram de edições dos Jogos Olímpicos, tendo conseguido resultados expressivos. O único caso registrado de atleta profissional que fez o caminho inverso, ou seja, competiu primeiro em Jogos Olímpicos e, depois, em Jogos Paralímpicos é o do esgrimista húngaro Pál Szekeres, que conquistou uma medalha de bronze, em 1988 e, após os jogos, sofreu um acidente de carro que o deixou paraplégico. Szekeres já participou de cinco Jogos Paralímpicos.

Jogos de Inverno
Estes jogos são as edições de inverno para os Jogos Paralímpicos. Desde 1992, a cidade sede é obrigatoriamente a mesma da edição dos Jogos Olímpicos de Inverno. A sua primeira edição realizou-se em 1976. As adaptações dos esportes de inverno para deficientes também começaram a ocorrer após a Segunda Guerra Mundial.

Brasil 2012
O Comitê Paralímpico Brasileiro anunciou, no fim de junho, a lista oficial dos convocados para os Jogos de Londres. Serão 182 atletas, 115 homens e 67 mulheres, lutando pelo pódio. A delegação completa, com dirigentes, técnicos e profissionais, conta com mais de 300 pessoas.

Alteração na nomenclatura
O termo "paraolímpico" deixou de ser utilizado em 2012, num pedido feito pelo Comitê Paralímpico Internacional, que buscava uniformidade na expressão em todas as línguas. O português era o único idioma que ainda não usava a derivação correta do inglês paralympic, termo criado com base no cruzamento de para(plegic) + (o)lympics. Com a mudança, todos os idiomas já utilizam o paralympic e todas suas derivações.

Fonte: Rede Pitágoras

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá visitante,

Nós do Instituto Pedagógico Crescer agradecemos a sua visita. Volte sempre!